segunda-feira, 11 de junho de 2012

Neocolonização

Neocolonização




Com a expansão do capitalismo industrial, se inicia o neocolonialismo da África, onde todas as potências da época tinham o objetivo de colonizar o continente.
Na Conferência de Berlim em 1884, onde as potências européias interessadas negociam a divisão da África, como se fosse propriedades deles, anulando e negando qualquer opinião ou presença de membros reais da comunidade africana, mais uma vez fadados e serem subjugados e tratados como mercadoria pelos europeus.
Com exceção da Etiópia e a Libéria, no inicio da Primeira Guerra Mundial, mais de 90% do continente africano, já estava sobre o domínio europeu. A divisão reforça o colonialismo bárbaro, anulando costumes, sua tradição e sua cultura africana, contribuindo para guerras internas, até hoje, realidade em muitas regiões do continente explorado.

Muitos países participaram da neocolonização, foram eles: Portugal, Espanha, França, Grã-Bretanha, Itália, Bélgica, Holanda e Alemanha.
Passaram se anos, onde os países europeus manipularam e se espalharam cada vez mais pelo continente que classificou a cultura, língua e história de cada país, além de guerras e conflitos internos causados pela colonização européia.






Postado por: Magali dos Santos Maronez

QUESTÃO
Anos seguidos de colonização europeia deixaram danos irreparáveis na África, onde os conflitos étnicos foram um dos principais. Por quê a neocolonização gerou tantos conflitos em diferentes pontos do continente africano?


38 comentários:

  1. 2. Podemos observar que a neocolonização da África gerou muitos conflitos internos no continente, pois as potencias europeias passou a exercer controle e autoridade sobre o território, cancelando a cultura e os costumes africanos para espalhar os seus, e assim colonizar o continente.

    Janaina N°20
    Mayara N°28
    Renata N°34
    Vanessa Nº39

    ResponderExcluir
  2. Com a neocolonização ouve muitos conflitos, pois as potências europeias dividiram o continente africano de acordo com as etnias e, nessa divisão ouve certos locais em que grupos diferentes que já eram rivais foram colocados em um mesmo local gerando mais conflitos do que antes.

    Janaina N°20
    Mayara N°28
    Renata N°34
    Vanessa Nº39

    ResponderExcluir
  3. Pois eles dividiram e juntaram povos por etnia e nem sempre isso dava certo, e os europeus tentaram acabar com a cultura africana implantando a deles.

    Clayton Nº08
    Deivid Nº12
    Diego Nº13
    Gunther Nº17
    Isac Nº18
    Michael Nº33

    ResponderExcluir
  4. Com a neocolonização o continente africano passou a ser mais reprimido do que já era com 90% de todo o território dominado pelos europeus.

    Clayton Nº08
    Deivid Nº12
    Diego Nº13
    Gunther Nº17
    Isac Nº18
    Michael Nº33

    ResponderExcluir
  5. Quando os europeus dividiram a África entre si, foi como se alguém que não conhecesse o continente pegasse seu mapa e traçasse as partes que gostaria de dominar com uma régua. Fica claro que não houve preocupações quanto aos resultados e consequências dessas ações.

    Ingrid nº18
    Karen nº22
    Mateus nº27
    Agatha nº42
    3ºB

    ResponderExcluir
  6. Com essas divisões e explorações dessas potências europeias pretendia-se fazer das áreas que seriam dominadas um comércio, e ao mesmo tempo buscar fornecimentos de matéria-prima.

    Ingrid nº18
    Karen nº22
    Mateus nº27
    Agatha nº42
    3ºB

    ResponderExcluir
  7. A divisão reforça o colonialismo bárbaro, anulando costumes, sua tradição e sua cultura africana, contribuindo para guerras internas, até hoje, realidade em muitas regiões do continente explorado.

    ResponderExcluir
  8. De acordo com a análise dos textos e gráficos percebe-se que a neocolonização provocou inúmeros conflitos no continente africano pois o continente foi apossado pelos europeus, que o dividiram somente conforme os seus interesses, de forma que os costumes, tradições, e culturas africanas fossem completamente ignoradas, contribuindo assim para que houvesse desentendimento entre os povos que habitavam a região. Consequentemente, contribuindo para o desenvolvimento de conflitos étnicos e guerras internas.

    Luis Eduardo Caraça n° 12 3°EM
    Colégio Objetivo Santa Isabel

    ResponderExcluir
  9. A partir da análise desse texto é perceptível que a dominação europeia deixou inúmeras marcas no continente africano, principalmente no que diz respeito às questões territoriais, pois essa colonização, baseada em divisões inconsequentes para a população africana acirrou o colonialismo bárbaro o que provocou várias guerras e conflitos raciais e culturais entre as tribos nativas.

    Paulo josé Nogueira n°15 3°EM
    Colégio Objetivo Santa Isabel

    ResponderExcluir
  10. Com base na leitura do texto podemos observar que devido a essa colonização desordenada e imprudente realizada pelos europeus no continente africano, a região foi completamente prejudicada, pois teve seus limites e fronteiras ignorados, assim consequentemente, misturando tribos rivais e povos de diferentes culturas, crenças e tradições, causando conflitos étnicos, o que só prejudicou o desenvolvimento do continente

    Gabriele Takahashi 3°EM Objetivo Santa Isabel

    ResponderExcluir
  11. De acordo com os textos acima, podemos concluir que a colonização europeia não trouxe só aspectos negativos para o continente africano, porém devido à essa necessidade de exploração foi gerado um conflito em relação aos costumes africanos que foram de certa forma deixados de lado.

    Vitoria Ávila 3°ano n°19
    Colégio Objetivo

    ResponderExcluir
  12. A Europa necessitava de matérias primas e novos mercados consumidores para as mercadorias produzidas pelas indústrias europeias. Uma solução encontrada foi a exploração de regiões da África. O continente africano foi divido entre os países europeus. Além de exploração de recursos naturais, a África sofreu com a modificação de sua cultura, costumes, economia e língua.
    Bruna Aguiar nº 01
    3º EM Objetivo


    ResponderExcluir
  13. A neocolonização teve tantos conflito no continente africano pois diversos países europeus iniciaram a busca de novos domínio,principalmente na África e na Ásia . A consequências foram contradições das fronteiras africanas e o retardo tecnológico e social .
    Larissa Queiros n°9 3 °EM Objetivo

    ResponderExcluir
  14. A análise dos textos e gráficos podemos observar que a dominação europeia deixou inúmeras marcas no continente africano, a região foi completamente prejudicada, pois teve seus limites e fronteiras ignorados, assim consequentemente,e culturas africanas fossem completamente ignoradas, contribuindo assim para que houvesse desentendimento entre os povos que habitavam a região.Baseada em divisões inconsequentes para a população africana acirrou o colonialismo bárbaro o que provocou várias guerras e conflitos raciais e culturais entre as tribos nativas.

    Thiago dos Reis Souza nº16 3°EM Objetivo Santa Isabel

    ResponderExcluir
  15. A análise dos textos e gráficos podemos observar que a dominação europeia deixou inúmeras marcas no continente africano, a região foi completamente prejudicada, pois teve seus limites e fronteiras ignorados, assim consequentemente,e culturas africanas fossem completamente ignoradas, contribuindo assim para que houvesse desentendimento entre os povos que habitavam a região.Baseada em divisões inconsequentes para a população africana acirrou o colonialismo bárbaro o que provocou várias guerras e conflitos raciais e culturais entre as tribos nativas.

    Thiago dos Reis Souza nº16 3°EM Objetivo Santa Isabel

    ResponderExcluir
  16. A neocolonização gerou conflitos pois os colonizadores europeus ignoraram o fator étnico e os limites territoriais ao juntar diferentes culturas em apenas um local, as forçando a conviver com suas diferenças e consequentemente gerando desentendimentos.
    Letícia Helena 3º EM nº11
    Colégio Objetivo Santa Isabel

    ResponderExcluir
  17. A Neocolonização por europeus intensificou conflitos devido a discriminação em que possuiam com alguns grupos etnicos, deixando claro a diferença entre os povos. Além disso, ao perceberem que o continente africano possuia recursos bons para a economia, os europeus quiseram logo se apossar. Eles viam no continente tanto posição geográfica favorável para comercio quanto riqueza em recursos o que aumentaria a economia das metrópoles.

    ResponderExcluir
  18. A divisão territorial do continente aponta apenas os interesses dos colonizadores europeus, desprezando as diferenças étnicas e culturais da população local. Diversas comunidades rivais foram colocadas em um mesmo território, enquanto grupos de uma mesma etnia foram separados. Além do fato de que a África possui fatores que facilitam para a questão do comercio o que fazia com que os europeus quisessem dominar o local.
    Gabrielly Antunes 3º EM Colégio Objetivo Santa Isabel

    ResponderExcluir
  19. De acordo com o texto a dominação europeia deixou muitas marcas no continente africano pois não levaram em consideração as diferenças étnicas e culturas da população, separando os grupos étnicos que viviam em harmonia colocando no mesmo local grupos rivais, alem da Africa possuir um livre comercio que aumentava o interesse pelo local.
    Larissa Matos Nº08

    ResponderExcluir
  20. vão tomar no cú tranquilo flw? N° 24

    ResponderExcluir
  21. Os conflitos na África são basicamente motivados por disputas territoriais; golpes de estados, que geram crises políticas; rivalidades tribais, motivadas por questões étnicas ou religiosas; disputas por água e recursos minerais; e imersão do povo na miséria. Essas motivações são provenientes do processo de colonização do continente, da Guerra Fria, da intervenção de terceiros Estados e de eleições conturbadas. Os principais conflitos na África acontecem nos seguintes países: Sudão e Sudão do Sul, Nigéria, Ruanda, Mali, Burundi, República Democrática do Congo e Angola.O continente africano foi dividido, ao longo do período neocolonialista, segundo os interesses dos colonizadores europeus. A colônia de exploração estabelecida na África ignorou as realidades, rivalidades e identidades dos povos africanos, agrupando-os em tribos culturalmente diferentes. A divisão do continente ocorreu na Conferência de Berlim (1884-1885), na qual foi estipulado que os colonizadores europeus dividiriam o território de acordo com seus interesses. Ao longo do período da Primeira Guerra Mundial, 90% do território africano estava sob domínio europeu. Somente após a Segunda Guerra Mundial, as colônias africanas deram início a sua independência.

    ResponderExcluir
  22. As potências europeias negociaram a divisão da África, anulando e negando qualquer opinião ou presença de membros da comunidade africana, os europeus retalharam a África e além de tudo não permitiram que os africanos ao menos tivessem um representante, oprimiram os povos impondo sua cultura e descartando qualquer costume dos africanos denominando certo ou errado perante os olhos deles.
    Obviamente isso gerou diversos conflitos étnicos e políticos, já que a África foi totalmente dividida além de suas fronteiras físicas, mas sim por diferenças culturais, religiosas e étnicas.

    ResponderExcluir
  23. Com a colonização europeia o continente africano foi fatiado em pedaços e divididos entre as potencias, devido a esse ato surgiram muitos conflitos étnicos, pois a África possui uma grande diversidade de povos e culturas que foram de maneira indesejada unidas pelos europeus em pedaços de terras que antes eram divididos entre cada povo, o que evita conflitos.

    1ºEM

    ResponderExcluir
  24. O neocolonização é Quando a expansão dos países europeus industrializados levam as partilhas dos continentes africano e asiático,mercados consumidores de manufaturas e fornecedores de matérias-primas; Tudo isso era devido aos europeus querendo a expansão da burguesia.Sua ideologia era fardo do homem branco e a superioridade Racial, gerando conflitos étnicos.
    Raissa Queiros Santos N 15 Objetivo Santa Isabel

    ResponderExcluir
  25. A neocolonização gerou conflitos pois os países africanos, além de ainda estarem sujeitos às divisões políticas de interesses econômicos dos países europeus, com esse processo, houve a transferência do poder para elites locais como estratégia para não perder o total domínio. Isso resultou em conflitos que se estendem até os dias de hoje, pois com a permanência das fronteiras políticas, muitos povos de línguas, costumes, culturas e tradições diferentes ocupam o mesmo país.
    Deve-se destacar que os conflitos também foram causados devido a independência apenas formal dos países africanos, até hoje, não conseguiram sua total independência.

    ResponderExcluir
  26. A divisão territorial do continente aponta apenas os interesses dos colonizadores europeus, desprezando as diferenças étnicas e culturais da população local. Diversas comunidades rivais foram colocadas em um mesmo território, enquanto grupos de uma mesma etnia foram separados. Além do fato de que a África possui fatores que facilitam para a questão do comercio o que fazia com que os europeus quisessem dominar o local.

    Roberth Kichs n• 16

    ResponderExcluir
  27. A Neocolonização, separou e juntou os povos africanos por etnia, e era perceptível que não daria certo, e não deu, eles também implantaram sua cultura, deixando a cultura do povo africano de lado.

    Kaique Guimarães da Silva Santos, №17, 9°C, Major Guilhermino Mendes de Andrade

    ResponderExcluir
  28. Raquel mikaelly da silva n 29 9 ano A major

    Os colonizadores ao fragmentarem o continente e ignoraram diferenças étnicas, culturais e políticas dos territórios e tipo essas diversidades e fragilidades motivam conflitos em diversos países africanos causando graves crises humanitárias, econômicas e políticas e dizimando milhares de pessoas

    ResponderExcluir
  29. Luiz Felipe Passos Almeida n°27 9D
    Gustavo Lopes n°09 9A
    Major Guilhermino Mendes de Andrade

    O imperialismo na África foi um impulso neocolonialista que resultou na colonização do continente africano (com exceção da Etiópia e Libéria) por parte dos europeus. A colonização implantou mecanismos de exploração intensa no continente africano e esse processo gerou inúmeras consequências para a África que são sentidas até hoje.

    ResponderExcluir
  30. Durante o período da neocolonização houve muitos conflitos na África por causa da divisão feita pelos países europeus, que se importaram apenas com a extração de matérias-primas e o lucro, e ignoraram os povos e as culturas que já habitavam o continente, pois os consideravam irracionais e também como mercadorias, o que intensificava a discriminação com os povos africanos. Com isso, essa divisão feita pelos europeus acabou separando povos e juntando comunidades rivais, fazendo com que assim houvesse conflitos entre os povos africanos e mais tarde, entre os povos africanos e os europeus com os movimentos de resistência ao neocolonialismo.

    Adrian de Faria Alves Berto N°01 9°C
    Major Guilhermino Mendes de Andrade

    ResponderExcluir
  31. A neocolonização gerou muitos conflitos no continente, como por exemplo as revoltas e movimentos cometidos pelos africanos pela independência dos territórios colonizados pelos europeus, uma forma de pedir "devolução" do que já os pertenciam. A exploração da população da África e de seus países além de tudo acarretou a disputa entre as próprias potências imperialistas europeias pelos territórios africanos.


    Anna Júlia Catanho Dias - 04
    Isadora Viana Almeida - 15
    Bruno Matheus de Morais - 06
    (9°B | Major Guilhermino Mendes de Andrade)

    ResponderExcluir
  32. No período em que ocorria a neocolonização houve diversos conflitos por conta da "divisão" que os países europeus desenvolveram,pois para eles somente importava os lucros que o Continente Africano daria e em momento nenhum respeitaram a cultura e os povos já existentes ali!
    Esse processo de descaso com a cultura e as étnicas interferiu diretamente nas condições políticas, econômicas, e sociais da população!
    Então podemos dizer que os conflitos na África foram basicamente motivados pelas disputas territoriais,golpes de estado (que geraram diversas crises políticas),rivalidades motivadas por questões étnicas ou religiosas,e por causa das disputa pelos recursos mineirais!!

    Maria Eduarda de Pontes Costa n°31
    Matheus Adriano Ferreira Barbosa n°33
    9°ano D
    Major Guilhermino Mendes De Andrade

    ResponderExcluir
  33. No neocolonialismo ouve muito desrespeito com a cultura africana, assim gerando conflitos entre eles. Assim explorando cada vez mais o país e os africanos,sendo assim os europeus tomaram conta da economia e a política na África, apenas se importando lucros em que o país poderia oferecer a eles, pegando toda a matéria prima do lugar.

    Millena Anunziato Guimarães n 27
    Rayssa Silva Fortunato n°30
    Guilherme do Carmo de Souza n°15

    Major Guilhermino Mendes de Andrade

    ResponderExcluir
  34. No período da neocolonização, muitos conflitos ocorreram na África, que só se preocupava com a extração de matérias-primas e lucros, mas ignoraram os povos que já viviam no continente africano. Como resultado, essa divisão dos europeus acabou levando à divisão do povo e unindo comunidades rivais, resultando em conflitos contra o movimento neocolonial entre o povo africano e, posteriormente, entre o povo africano e os europeus.

    02- Amábile Gomes do Nascimento / 9 ano B

    ResponderExcluir
  35. Porque cada país que participou da neocolonização, ficou com um pedaço da África, e como eles eram muito gananciosos, um sempre queria mais que o outro, consequentemente, isso resultou em vários conflitos nesses determinados pontos da África.


    Aline Sayuri Cardoso Igarasi - n°01 - 9°B
    Larissa Santos Silva - n°21 - 9°B

    ResponderExcluir
  36. Eles (as grandes potencias)tinham muitos interesses na África e queriam colonizar de qualquer jeito,pois havia muita matéria-prima, assim o continente foi obrigado a ceder, pois eles os tratava como mercadorias.A principal objetivo deles eram as matérias-primas,como já dito, mas entre elas temos...questões étnicas ou religiosas; disputas por água, recursos minerais; e imersão do povo na miséria.


    Giovanna kogake Gardino de Oliveira-11

    Rafaelle de Lima Barreto-33


    9 ano B

    Major Guilhermino Mendes de Andrade

    ResponderExcluir
  37. *NEOCOLONIZAÇÃO*

    *Questão*:Anos seguidos de colonização europeia deixaram danos irreparáveis na África, onde os conflitos étnicos foram um dos principais. Por quê a neocolonização gerou tantos conflitos em diferentes pontos do continente africano?

    *RESPOSTA*
    Os conflitos na África são basicamente motivados por disputas territoriais; golpes de estados, que geram crises políticas; rivalidades tribais, motivadas por questões étnicas ou religiosas; disputas por água e recursos minerais; e imersão do povo na miséria. Essas motivações são provenientes do processo de colonização do continente, da Guerra Fria, da intervenção de terceiros Estados e de eleições conturbadas.


    *COLONIZAÇÃO DA ÁFRICA*

    *Questão*:Os europeus sequestraram,escravizaram e comercializaram
    africanos por todo o mundo. Como o Brasil participou deste tipo de comércio durante o século XIX?

    *RESPOSTA*
    O tráfico negreiro foi uma atividade realizada entre os séculos XV ao XIX. Os prisioneiros africanos eram comprados nas regiões litorâneas da África para serem escravizados no continente europeu e no continente americano. Essa migração forçada resultou na chegada de milhões de cativos africanos ao Brasil. O tráfico passou a ser proibido em terras brasileiras somente em 1850, por meio da Lei Eusébio de Queirós.


    *ECONOMIA DA ÁFRICA*

    *Questão*:Com grandes reservas de recursos naturais por que a África continua ocupando a periferia do mundo?

    *RESPOSTA*
    Com aproximadamente 30,2 milhões de quilômetros quadrados, a África é o terceiro maior continente. Essa é a região mais pobre do planeta, abrigando os países com os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH). O continente africano é muito conhecido pelos problemas socioeconômicos, conflitos étnicos, subnutrição, doenças (a maioria dos portadores do vírus HIV reside na África), entre outros aspectos negativos, entretanto, pouco se comenta da riqueza de seu solo. A África possui grandes reservas minerais, fato proporcionado em razão de sua formação geológica, que é da idade pré-cambriana, predominante das eras Arqueozoica e Proterozoica. Portanto, essa região é formada por terrenos muito antigos, apresentando condições favoráveis para a formação de minérios.



    Victor João Chaves romano №32 9c

    Major Guilhermino Mendes de Andrade

    ResponderExcluir