terça-feira, 12 de junho de 2012


Texto Informativo
Um terço da Energia já vem de países Africanos

O Estado de São Paulo , 06/02/2011

Jamil Chade

Indústrias da Europa temem perda de fornecedores e Departamento de Estado dos Estados Unidos fala em 'tsunami' chinês no Continente

Há poucos meses, líderes europeus receberam uma carta alarmante do setor industrial da Alemanha, França e Reino Unido. Se a Europa não mudasse de estratégia e desse maior atenção à África, o futuro da indústria do Velho Continente estaria ameaçado.

O motivo era simples: a China havia comprado grande número de jazidas de minérios, fonte de energias e recursos naturais na África, em um avanço que não dá sinais de ser freado e com um apetite que parece ser insaciável. Hoje, um terço do abastecimento de energia da China já vem do continente africano.

Pelos cálculos de Pequim, para avançar a China precisa ter o abastecimento de suas necessidades equacionado. O país foi responsável por mais de 50% do aumento no consumo mundial de metais para a indústria entre 2002 e 2005. A produção de aço na China passou de 66 milhões de toneladas para 500 bilhões de toneladas entre 1990 e 2008.

O resultado da entrada desse novo ator foi a explosão nos preços de commodities, que tiveram alta de 159% em seus preços entre 2002 e 2008, segundo o Parlamento Europeu. Nos últimos cinco anos, a China iniciou um safari pela África em busca de acesso às matérias-primas e petróleo. Vários acordos foram fechados nos últimos anos, com exploração de cobre na Zâmbia, cobalto na República Democrática do Congo, ferro na África do Sul e Platinum em Zimbábue.

Em poucos anos, a China se estabeleceu como um dos principais atores na exploração de minérios e outros recursos na África. Na Zâmbia, onde o cobre representa mais da metade das exportações nacionais, Pequim se comprometeu a adquirir quase a totalidade da produção.

A China precisa do cobre para garantir a expansão de sua indústria, principalmente em cabos, no setor automotivo, circuitos integrados e construção. Em 2004, a China já era o segundo maior importador de cobre do planeta. Hoje, consome 25% de tudo o que é vendido.

No Sudão, Pequim já investiu US$ 4 bilhões para a produção de petróleo, desenvolvimento de portos e dutos, tudo com um financiamento estatal.

Em Angola, a China ofereceu um empréstimo de US$ 2 bilhões ao governo de Luanda. Em troca, recebeu a grande parte dos contratos de exploração de blocos de reservas. Cinco anos mais tarde, Angola garante o abastecimento de 500 mil barris de petróleo por dia para a China, um quinto de toda a produção brasileira.

Em apenas cinco anos, a Angola superou a Arábia Saudita e o Irã como maior fornecedor de energia para a economia chinesa, um papel central que jamais teve para a economia portuguesa. O Golfo da Guiné é o próximo passo do avanço chinês em busca de petróleo. A região teria reservas de 110 bilhões de barris e Pequim não economizará em conquistar a região.

Metade da madeira que se corta por ano no Gabão e 60% das toras na Guiné Equatorial vão para a China, ajudando Pequim a se transformar, em 2010, no maior produtor de móveis do planeta.

Não é por acaso, que, em um recente memorando do Departamento de Estado norte-americano, Washington descreveu a conquista chinesa na África como sendo um "tsunami".

É na própria África que o debate ganha um tom de maior polêmica. O ex-presidente da África do Sul, Thabo Mbeki, admitiu que o continente deve pensar bem antes de fechar acordos com a China e evitar que se transforme em uma "economia colonial" de Pequim. Até 2020, a projeção é de que a China siga elevando a demanda mundial.

Postado por Genésia Tanaka Maduro

QUESTÃO
Quais são os interesses da China no continente africano até então esquecido? O que a África ganha com esta nova relação comercial com os chineses?

29 comentários:

  1. 1. Com este texto podemos perceber que a China esta crescendo cada vez em relação a sua economia com a produção de matéria que é importada da África, deixando o continente africano num estado pior que já esta. Mas se analisarmos mais a fundo perceberemos que a China esta tentando aumentar o seu ritmo de crescimento econômico para ultrapassar a economia americana que esta na sua frente, comprando assim o futuro da África.

    Janaina N°20
    Mayara N°28
    Renata N°34
    Vanessa Nº39

    ResponderExcluir
  2. Vemos que a China tem muitos interesses nas matérias do Continente Africano, pois ela almeja aumentar sua economia, explorando esses recursos e o continente africano faz essa troca de contratos fechados para a exploração em troca de dinheiro, pois eles têm a segunda maior economia e através desses acordos eles poderiam aumenta-la ultrapassando o continente americano que tem a maior economia do mundo.

    Janaina N°20
    Mayara N°28
    Renata N°34
    Vanessa Nº39

    ResponderExcluir
  3. O texto acima fala sobre a China que é um pais que esta crescendo muito na economia e na fabricação de aço que vem crescendo desenfreadamente de 1990 aos tempos atuais que passaram de milhões para bilhões de toneladas de aço fabricado.

    Clayton Nº08
    Deivid Nº12
    Diego Nº13
    Gunther Nº17
    Isac Nº18
    Michael Nº33

    ResponderExcluir
  4. A China usufrui do continente Africano pois ele é um continente riquíssimo em minérios e em troca faz acordos financeiros ajudando o continente que mesmo rico em minérios é pobre economicamente.

    Clayton Nº08
    Deivid Nº12
    Diego Nº13
    Gunther Nº17
    Isac Nº18
    Michael Nº33

    ResponderExcluir
  5. Os textos aqui publicados deixa claramente explicito , a pobreza não só de minérios mais sim de espírito dos países desenvolvidos,estes que só conseguem isso em cima da ignorância do continente africano,lembram-se de explorar a África rica do que eles precisam e se esquecem de olhar o que faltam para eles,o simples fato de dar um auxílio,motivo este que muitas vezes trariam um gasto insignificativo para os mesmos,porém é mais fácil crescer sem olhar para os lados e como cavalos com cabresto preferem ver apenas seu próprio caminho.
    Se aproveitam da falta de conhecimento para retirar do continente o pouco que eles têm.Infelizmente vivemos em mundo onde ver o lado dos mais necessitados,que quando citamos parece ser simples, se transforma em algo difícil de ser observado,talvez se os líderes dos países que tem maiores condições fossem pressionados pela população tomassem outro tipo de atitude,mas as pessoas acordam apenas quando é consigo mesmo.
    Que é exatamente o que a China faz.

    Gabrielle nº16
    Letícia nº25
    Loren nº26
    Marcelo nº30
    Mayara nº32
    Natália nº35

    ResponderExcluir
  6. Apesar de os países africanos serem considerados sem valor por muitos,podemos observar o valor dos produtos africanos em relação a China.
    Notamos que suas fontes de energias e recursos naturais são provenientes da Africa.

    Ingrid nº18
    Karen nº22
    Mateus nº27
    Agatha nº42

    ResponderExcluir
  7. É clara a evidencia da exploração da China na África em busca de matérias primas e petróleo, o que revela os valores que ainda podem ser encontrados nesse país, porém as explorações estão maiores do que as ajudas para o
    desenvolvimento.

    Ingrid nº18
    Karen nº22
    Mateus nº27
    Agatha nº42
    3ºB

    ResponderExcluir
  8. De acordo com o texto podemos observar que a China teve grande interesse no continente Africano pois viam que essa área da Africa possui um grande potencial de matéria prima que poderia ser usada pela China. Assim investiram na Africa para poderem extrair a matéria prima e suprir suas necessidades e conseguindo também um preço melhor exigindo um menor pagamento da matéria prima. Em contrapartida a Africa se beneficia com esses contratos pois acabam possuindo um lucro garantido vindo da China porém também não se beneficiam muito pois a China acaba explorando ao máximo a Africa.

    Paulo José Nogueira 3°ano Colégio Objetivo

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Através da leitura do texto inferimos que a economia chinesa vem crescendo cada vez mais e para que isso possa acontecer eles vem apostando no investimento na Africa possibilitando assim uma relação de exploração, buscando um maior lucro e aumento da sua economia as custas da exploração do continente africano. No entanto a Africa consegue alguns lucros com a exportação da matéria prima possuindo assim um grande lucro para investimentos.

    Gabriele Takahashi 3°EM Objetivo Santa Isabel

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. A partir da análise do texto vemos que a Africa tem um grande potencial para exportar matéria prima assim a China busca se beneficiar dessa matéria prima fortalecendo os laços comerciais, para que assim consiga abastecer suas necessidades em relação a matéria prima. Podemos ver também que o numero de exportações entre China e Africa só aumentam porém os lucros obtidos não são convertidos para melhorias para a população africana. Assim concluímos que a Africa se beneficia conseguindo uma grande quantidade de dinheiro com as exportações porém não utilizados para a população.

    Luis Eduardo Caraça n°12 3°EM
    Colégio Objetivo Santa Isabel

    ResponderExcluir
  13. Os principais interesses são petróleo,matérias-primas e produtos agrícolas.Se analisamos percebemos que a China está tentando aumentar o seu crescimento econômico para ultrapassar a economia americana que está na sua frente ,comprando o futuro da África
    Larissa Queiros n 9 3 EM

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Após a análise feita pelo texto acima chego a conclusão que o principal interesse da China estava em relação a exploração da matéria-prima ali existente: minérios fontes de energia e recursos naturais. Ao explorar havia uma mutualidade entre ambos. China explorava o cobre para suas indútrias e muitos outros minérios e a Africa conseguia acordos financeiros o que a ajudava economicamente. Todavia esses acordos dão direito a China a explorar totalmente toda a matéria-prima tornando o país pobre de recursos não tendo mais o que explorar.
    Caroline Caraça Lima 3º ano do Colégio Objetivo

    ResponderExcluir
  16. A China mostrou interesse no continente Africano pois viu que a área possuía um elevado potencial de matérias primas que podia ser explorado. Sendo assim, a China investiu na África com o intuito de conseguir suprir sua necessidade de matéria prima e ao mesmo tempo pagar mais barato pelo produto, já que a mão de obra la é bem mais barata. Já a Africa segue sendo explorada e recebe pouco retorno financeiro em relação ao quanto fornece á China.
    Letícia Helena 3º EM nº 11
    Colégio Objetivo Santa Isabel

    ResponderExcluir
  17. A China possui interesse sobre a matéria prima existente na África, aproveitando para suprir suas necessidades e ainda pagando por uma mão de obra barata, assim se beneficiando sobre a África sendo que em troca a África receberia ajuda em sua economia.
    Gabrielly Antunes 3º ano do Colégio Objetivo

    ResponderExcluir
  18. Com o texto pude concluir que os recursos naturais existentes na Africa são muito bem vistos para sustentar o rápido crescimento da economia. A necessidade Chinesa pela matéria-prima e o anseio africano pelo desenvolvimento abandonou o tempo e atraso de expropriação que acabou não recendo nada em troca por conta das suas riqueza.
    Larissa Matos Nº08 3ºEM

    ResponderExcluir
  19. A presença cada vez maior da China na África, além das óbvias motivações estratégicas chinesas em termos de garantir a oferta de matérias-primas no longo prazo, também coloca questões sobre disputas entre modelos de desenvolvimento. A influência chinesa na África vem acompanhada de pesados investimentos do país asiático no continente vizinho, que ganharam força a partir do final dos anos 90. As principais áreas são petróleo e mineração, e os países mais envolvidos são Angola, Sudão e Zâmbia. A ofensiva da China também inclui crédito barato para projetos de infraestrutura. Para a Europa, aumento da influência de Pequim na África traz também oportunidades de cooperação. No entanto, maior envolvimento chinês pode ameaçar estratégias políticas e valores europeus no continente.A visita de ano novo do ministro chinês do Exterior à África já é uma tradição. Neste janeiro o roteiro de Wang Yi pelo continente inclui Madagascar, Tanzânia, Zâmbia, Congo e Nigéria. A África é o lugar em que a China mais investe. Segundo um porta-voz do Ministério do Exterior chinês, somente no primeiro semestre de 2016 Pequim fechou 245 novos acordos no valor de 50 bilhões de dólares no continente africano. O Império do Meio já superou, há muito, os EUA e as antigas potências coloniais europeias como principal parceiro comercial dos africanos.Além de projetos de infraestrutura e acordos sobre matérias-primas, Pequim aposta cada vez mais em iniciativas militares, tendo estabilidade como palavra-chave. Na estratégia da China para a África, agora a segurança também desempenha um papel importante. Isso reflete o pensamento chinês sobre temas e interesses globais.

    ResponderExcluir
  20. Sou muito grato a Elegantloanfirm por me ajudar a obter um empréstimo de US $ 600.000,00 ajudando o agente de empréstimos Russ Harry e sou eternamente grato a você. Minha vida mudou, meu dinheiro acabou, agora possuo um negócio comercial que costumava cuidar das necessidades de minha família. Sou grato a você, Sr. Russ, e que Deus o abençoe. Você pode contatá-los para obter assistência financeira via e-mail: Elegantloanfirm@hotmail.com para obter sua ajuda financeira.

    ResponderExcluir
  21. Maria clara N 29 SÉRIE 9 ano D major

    A busca por petróleo e matérias primas, pois assim a África fecha contrato com a China em troca a China ajuda a África na questão da economia do continente

    ResponderExcluir
  22. Um dos principais interesses são os recursos naturais tipo petróleo e também outras matérias-primas e produtos agrícolas o segundo motivo é que a China vê o potencial de desenvolvimento para projetos de infraestrutura e exportação de equipamentos de telecomunicação,por exemplo.E também tipo para exportar para outros continentes

    ResponderExcluir
  23. Raquel mikaelly da silva N 29 9 ano A major

    Um dos principais interesses são os recursos naturais tipo o petróleo e também outras matérias-primas e produtos agrícolas o segundo motivo é que a China vê o potencial de desenvolvimento para projetos de infraestrutura e exportação de equipamentos de telecomunicação, por exemplo.E também para exportar para outros continentes

    ResponderExcluir
  24. Luiz Felipe Passos Almeida n°27 9D
    Gustavo Lopes n°09 9A
    Major Guilhermino Mendes de andrade

    A China precisava ter o abastecimento de suas necessidades equacionado para isso eles começaram a investir em paises com grandes reservas de petroleo madeira e energia como por exemplo a angola que em apenas cinco anos, superou a Arábia Saudita e o Irã como maior fornecedor de energia para a economia chinesa.

    ResponderExcluir
  25. Os principais interesses da China no continente africano são os recursos naturais como minérios,madeira,petróleo entre outros que são usados para gerar energia, em troca a África recebe ajuda na sua economia.

    Kauê Rezende n15 9A Major Guilhermino

    ResponderExcluir
  26. *Quais são os interesses da China no continente africano até então esquecido? O que a África ganha com está nova relação comercial com os chineses?*

    Três décadas de forte crescimento econômico, aliadas à rápida urbanização e a mudanças
    nos padrões de consumo, fizeram com que a China trocasse o posto de maior exportador de
    petróleo do Leste Asiático, posição que ostentava em meados da década de 1980, para o de
    terceiro maior importador mundial do produto, atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão,
    devendo ultrapassar este último em pouco tempo.1
    A sede chinesa por recursos naturais não
    ficou, todavia, restrita ao petróleo: entre 1990 e 2005, a participação combinada da China
    no consumo mundial de alumínio, cobre, níquel e minério de ferro saltou de 7% para mais
    de 20%

    Guilherme do Carmo de Souza n°15 9°C
    Millena Anunziato Guimarães n°27 9°C
    Rayssa Silva Fortunato n°30 9°C

    Major Guilhermino Mendes de Andrade

    ResponderExcluir
  27. Os interesses que a China tem com a África são seus recursos naturais, como o petróleo, matérias-primas e produtos agrícolas.
    Isso de certa forma "ajuda" a África já que a China pode a ajudar com a economia do país.

    02- Amábile Gomes do Nascimento

    ResponderExcluir
  28. A China tem interesse no continente africano por causa dos recursos naturais como, minérios, petróleo etc.
    Então em troca a China ajuda na economia da África

    Eduardo Braga N°3 9°A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois com os interesses da China em relação aos recursos naturais como petróleo,minérios,madeira, produções agrícolas,matérias primas etc.
      Então com a China interessada nesses recursos naturais em troca eles oferecem ajuda na economia da África.

      Guilherme de Oliveira N°14 9°C

      Excluir