quarta-feira, 23 de maio de 2012

ÁFRICA

ÁFRICA

Considerada o berço da humanidade – teses indicam que a espécie homo tenha surgido no continente africano há 1,8 milhões de anos (Homo rudolfensis) – a África  em sua história recente vive inúmeros conflitos políticos e uma grave crise social e econômica.
O continente africano possui uma das maiores diversidades culturais do planeta. Na chamada África Branca, ao norte, predominam os povos caucasóides e semitas e na chamada África Negra, ao sul do Deserto do Saara, encontram-se os povos pigmeus, bosquímanos, hotentotes, sudaneses e os bantos. Esta diversidade por sua vez, se reflete nas mais de mil línguas diferentes que existem no continente africano, sem contar os inúmeros dialetos. Em algumas regiões inclusive, fala-se o português com algumas influências locais, como Moçambique e Angola.
O terceiro maior continente da terra, situado entre os Trópicos de Câncer e de Capricórnio, possui baixa densidade demográfica como conseqüência das características de seu território. Com uma extensão de cerca de 30 milhões de km² e mais de 800 milhões de habitantes em 55 países, a África é freqüentemente dividida em cinco regiões de acordo com características geográficas e demográficas: a África Oriental, África Ocidental, África Setentrional, África Central e África Meridional.
Ao norte o continente é delimitado pelo Mar Mediterrâneo, na costa ocidental encontra-se o Oceano Atlântico, na costa oriental o Oceano Índico e o Istmo de Suez que a liga com a Ásia e, ao sul com os Oceanos Atlântico e Índico sendo cercada pelas ilhas de Madagascar, Reunião, Maurício, Cabo Verde, Seychelles, Canárias e Madeira.
Em torno de 20 países do continente africano a população sofre de subnutrição crônica. Com um PIB (Produto Interno Bruto) de 1% do total mundial, é na África Subsaariana onde se encontram os países considerados os mais pobres do mundo e os maiores índices de desnutrição e propagação de epidemias. Característica que se ameniza em regiões como a África do Sul e ao norte na Líbia, Argélia e Nigéria. O que acentua ainda mais as discrepâncias do continente.
O clima é equatorial ou tropical na maior parte do país, exceto no extremo norte e extremo sul onde é temperado. O deserto do Saara, ao norte, é uma das regiões mais áridas do planeta e ocupa um terço do território africano. Em contraste, na bacia do Rio Nilo (o maior do mundo, em extensão) se encontram as regiões mais férteis do planeta, onde surgiu a civilização egípcia (Egito Antigo). O Kilimanjaro é o ponto mais alto da África com 5.895m.
A vegetação africana constitui-se basicamente de savanas e florestas equatoriais onde se encontra uma grande variedade faunística. Nas savanas encontram-se os leões, girafas, leopardos e hienas, entre outros animais. E nas florestas equatoriais encontram-se principalmente símios, aves, anfíbios e répteis. A principal ameaça para esses ecossistemas já foi a caça predatória praticada pelos colonizadores, principalmente nas savanas. Mas, atualmente o maior problema encontrado é o processo de desertificação provocado pelo desmatamento nas florestas equatoriais. Nas savanas esse processo é ainda mais grave por causa das condições climáticas propícias ao processo de desertificação, como baixa densidade pluviométrica e solo frágil.

Postado por: Genésia Tanaka Maduro

QUESTÃO
Resumidamente, descreva e compare a África do Norte e a África Subsaariana.

14 comentários:

  1. Texto interessante, pois fala como a África é grandiosa em extensão territorial e diversidade cultura.


    Janaina N° 20
    Mayara N° 28
    Renata N° 34
    Vanessa N° 39

    ResponderExcluir
  2. Ao analisar a África nota-se um grande contraste, um continente tão contemplado de riquezas naturais e com um potencial turístico estonteante, mas sem condições de poder nelas investir, é muito injusto ver que apenas que usufruem dessa riqueza são apenas os estrangeiros e não os próprios cidadãos.

    Janaina N° 20
    Mayara N° 28
    Renata N° 34
    Vanessa N° 39

    ResponderExcluir
  3. Sem contar que a Africa é um imenso continente,não so com um lado ruim como todos pensam ela tem uma extensa area cultural que abriga varios moradores que fazem belos artesanatos como obras em bronze e marfim,esculturas de argila,as conhecidas mascaras africanas entre outros.
    Carlos Eduardo N°05
    Beatriz Ferreira N°01
    Beatriz Silva N°02
    Caroline De Souza N°06

    ResponderExcluir
  4. A África abrange muitas diversidades culturais isso é refletido nos povos, línguas, densidade demográfica, extremos de riquezas e pobrezas.

    Ingrid nº18
    Karen nº22
    Mateus nº27
    Agatha nº42
    3ºB

    ResponderExcluir
  5. Mais uma vez somos chamados atenção a proteção a nossas especies de animais que estão entrando em extinção por nossas próprias falaha, o texto deixou bem claro que nas savanas encontram-se os leões, girafas, leopardos e hienas, entre outros animais e nas florestas equatoriais encontram-se principalmente símios, aves, anfíbios e répteis. A principal ameaça para esses ecossistemas já foi a caça predatória praticada pelos colonizadores, principalmente nas savanas. ..

    Temos de agir!!!

    Ingrid nº18
    Karen nº22
    Mateus nº27
    Agatha nº42
    3ºB

    ResponderExcluir
  6. O texto acima fala que o continente africano é um continente grande territorialmente, com diversos povos e culturas.


    Clayton Nº08
    Deivid Nº12
    Diego Nº13
    Gunther Nº17
    Isac Nº18
    Michael Nº33

    ResponderExcluir
  7. Fala também sobre a diferença da Africa do norte e a Africa subsaariana, como os povos e condição financeira.


    Clayton Nº08
    Deivid Nº12
    Diego Nº13
    Gunther Nº17
    Isac Nº18
    Michael Nº33

    ResponderExcluir
  8. A divisão da África explicita mais ainda a divergência econômica e social de tal continente. A África do Norte que compreende os países Marrocos, Tunísia, Argélia, Líbia e Egito mostra-se com uma população majoritariamente mulçumana em consequência, essa porção da África apresenta semelhanças com o Oriente Médio. Ela é banhada pelo Mar Mediterrâneo podendo ser chamada de África Mediterrânea. Já a África Subsaariana ocupa a maior parte do continente africano. Essa região, localizada ao sul do deserto do Saara, possui grande diversidade cultural, pluralidade de religiões (cristianismo, judaísmo, islamismo, além de crenças tradicionais) e grupos étnicos distintos. Destaque que essa é a região que apresenta os piores indicadores socioeconômicos do planeta.

    ResponderExcluir
  9. Thiago Lucas da Silva Venâncio n32 9°D major Guilhermino

    A África subsariana ou subsaariana, antes impropriamente chamada África negra, corresponde à parte do continente africano situada ao sul do Deserto do Saara. Chamada de subsaariana por estar ao sul do Saara. É constituída de quarenta e oito Estados, cujas fronteiras resultaram da descolonização. África Setentrional e, impropriamente, "África Branca" por oposição à designação "África Negra", compreende os países localizados no norte do continente africano, próximos ao mar Mediterrâneo, mas não só.

    ResponderExcluir
  10. **Thiago Lucas da Silva Venâncio n32 9°A**

    ResponderExcluir
  11. João Vitor Barbosa 19 9D

    A África Mediterrânea, situada ao norte do deserto do Saara, é composta por apenas cinco países (Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia e Egito), além do território do Saara Ocidental. Já a África Subsaariana, compreende toda a área localizada ao sul do Saara, correspondendo a mais de 75% do continent

    ResponderExcluir
  12. Henrique Ferreira de Souza N°13 9°D Major
    Igor da Silva Neves N°14 9°D Major
    Luiz Eduardo Souza Barbosa N°26 9°D Major

    A África subsariana ou subsaariana, antes impropriamente chamada África negra, corresponde à parte do continente africano situada ao sul do Deserto do Saara. Chamada de subsaariana por estar ao sul do Saara. É constituída de quarenta e oito Estados, cujas fronteiras resultaram da descolonização.
    África Setentrional e
    Imprópria mente"África Branca" por oposição a designação "África Negra"compreende os países localizadas no norte do continente africano próximos ao mar mediterrâneo mas não só.

    ResponderExcluir
  13. A divisão da África em África do Norte (ou África Mediterrânea) e África Subsaariana tem como divisores o deserto do Saara (divisor natural) e os aspectos humanos (divisor cultural).

    A África do Norte é situada ao Norte do Saara e é composta por apenas cinco países: Marrocos, Argélia, Líbia, Tunísia e Egito, e também a região do Saara Ocidental. Os países da África do Norte possuem características físicas e humanas muito semelhantes às dos países do Oriente Médio, o clima é desértico e maior parte da população é de origem árabe e seguidora do islamismo. A África do Norte é a região com os melhores índices socioeconômicos do continente. A base da economia dessa região é a produção de petróleo, gás natural e outros minérios. O turismo é também uma importante atividade econômica para essa região.

    A África Subsaariana compreende toda a região africana ao sul do Saara, correspondendo a mais de 75% do território do continente. Sua população é majoritariamente negra e apresenta uma grande diversidade cultural, com diversas religiões, etnias, idiomas e dialetos. As riquezas no solo impulsiom a mineração, uma importante atividade econômica para a região, e o turismo, promovido pelos parques nacionais é outra importante fonte de recursos financeiros. Apesar de toda a sua riqueza natural e cultural, a África Subsaariana sofre com diversos problemas socioeconômicos.

    Adrian de Faria Alves Berto N°01 9°C Major Guilhermino Mendes de Andrade

    ResponderExcluir
  14. Thiago Lucas N32 9°A
    Major Guilhermino
    África do Norte é mais rica que a África subsaariana, pois é possível desenvolver a agricultura com recursos relativamente básicos nas terras da África do Norte (no Egito, por exemplo, a agricultura foi estabelecida há mais de cinco mil anos), enquanto que em muitas das regiões sub-saarianas só foi possível estabelecer a agricultura com as técnicas modernas.

    Por conta disto as civilizações estabelecidas na África do Norte (Marrocos, Egito, Líbia, etc) são muito mais bem desenvolvidas que as demais, muito mais recentes e mais pobres, da região abaixo do Deserto do Saara (o Congo, por exemplo), áreas que também foram alvos de um processo de colonização que foi devastador para os povos que por lá já estavam estabelecidos

    ResponderExcluir